Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

©ABEDIN TAHERKENAREH_EPA
Tensão Estados Unidos - Irão
13 | Janeiro | 2020

A morte do General Soleimani, comandante da unidade Quds dos Guardas da Revolução do Irão, por ordem do Presidente americano, aumentou o nível de tensão entre os dois países e em todo o Médio Oriente. Como retaliação o Irão anunciou que iria abandonar os limites ao enriquecimento de urânio e lançou uma bateria de misseis contra bases americanas no Iraque. Por outro lado, receando um novo conflito em território nacional, o Parlamento iraquiano pediu a todas as forças estrangeiras para abandonarem o país.

 

Ler mais...

©AFP
Turquia lança operação na Síria
25 | Outubro | 2019

Após a retirada das forças norte-americanas do norte da Síria, a Turquia lançou uma operação militar no território contra as Forças Democráticas Sírias, compostas essencialmente pelos curdos do YPG, aliados de longa data dos Estados Unidos. Sofrendo pesadas baixas e com território perdido, os curdos negoceiam agora com Assad e Putin. Qual o impacto desta nova escalada no conflito da Síria para a Europa, os Estados Unidos e as dinâmicas políticas e de segurança no Médio Oriente?

 

Ler mais...

©EPA
Brexit
01 | Agosto | 2019

Depois de acordada uma extensão de 6 meses ao prazo para a saída da EU com acordo até 31 de Outubro, o Reino Unido continua dividido quanto ao Brexit e os dasafios à política nacional intensificaram-se com a corrida ao cargo para Primeiro Ministro após o pedido de demissão de Theresa May.

 

Ler mais...

©Christophe Petit Tesson/EPA
Argélia em protesto 
29 | Julho | 2019

Depois de seis semanas de protestos populares e crescente pressão sobre o regime, com o Chefe do Estado Maior do Exército a invocar o artigo 102º da Constituição para afastar um presidente doente, Bouteflika acabou por apesentar a renúncia à Presidência. Contudo, os manifestantes não desmobilizaram das ruas e o futuro do regime continua a ser contestado.

 

Ler mais...

fct      fcsh      edp      edp      edp      ribei