Instituto Português de Relações Internacionais

O IPRI é um Instituto dedicado aos estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais.

A Unidade de Investigação IPRI é uma unidade orgânica autónoma da FCSH/NOVA e integra o IPRI-NOVA, um instituto académico de investigação, fundado em 2003 pela Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2012, o IPRI-UNL é integrado também por algumas empresas, como a Fundação MillenniumBCP, a Fundação EDP, o BPI e a REN. O IPRI-NOVA foi reconhecido como uma Instituição de Utilidade Pública, em 1 de Outubro de 2010, pelos serviços prestados à comunidade no âmbito da cultura, através da promoção da investigação académica em ciência política e relações internacionais sob uma base multidisciplinar.

Enquanto instituto de estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, o IPRI-NOVA assume-se como um projecto integrado e estruturado em três eixos fundamentais: a investigação científica, a formação especializada – doutoramento e pós-doutoramento –, e a transferência de conhecimento e criação de valor social.

O IPRI-NOVA é um Instituto que funciona segundo o paradigma da research university, integrando investigação e ensino e, portanto, onde, simultaneamente, se produz conhecimento nas suas áreas de especialidade e se ensina num ambiente de investigação.

O IPRI-NOVA não é um think tank, mas assume a responsabilidade social e a sua missão pública na sociedade contemporânea, desenvolvendo a investigação aplicada, estreitando a sua relação com o mundo da policy e reforçando a sua presença no espaço público.

No plano da investigação, o Instituto cultiva a excelência, e quer ser identificado pela qualidade da sua investigação teórica, a relevância dos seus estudos empíricos e o seu comprometimento com os valores e as epistemologias ocidentais. O seu trabalho teórico pauta-se pelos standards internacionalmente reconhecidos pelo state of the art das suas disciplinas, e quer estar entre os melhores nas suas áreas disciplinares – Ciência Política e Relações Internacionais – e promover o diálogo e projectos de natureza interdisciplinar e transdisciplinar com outras áreas do conhecimento como já faz quer em projectos de investigação, quer no ciclo de estudos de doutoramento em Estudos de Globalização (Saúde; Ambiente; Energia; Economia; Direito).

No plano da formação, o Instituto, em estreita relação com o Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA, promove uma política de formação avançada que integra ensino/investigação e em que associa os estudantes de Doutoramento e de Pós-Doutoramento aos projectos de investigação em curso ou a desenvolver no Instituto. Neste sentido, para além da formação avançada em curso nos diversos projectos de Pós-Doutoramento e nos dois Doutoramentos de base disciplinar – Ciência Política e Relações Internacionais – o Instituto aposta noutro projectos de doutoramento, internacionalmente competitivo, aberto, transdisciplinar, issue oriented e oferecido em inglês, o FCT funded Doctoral Programme on Global Studies.

No plano da transferência de conhecimento e criação de valor, o Instituto assume a sua responsabilidade social. A sua agenda científica é, naturalmente, definida pela investigação fundamental, mas quando o conhecimento que produz pode ser socialmente útil, o Instituto tem uma política de transferência de conhecimento, tornando-o disponível à sociedade como bem público. Neste sentido, promove a investigação orientada e o conhecimento aplicado e tem desenvolvido a sua relação com o mundo da policy, e respondido às solicitações e desafios da sociedade contemporânea. Quer no apoio à decisão, em políticas públicas (Ministérios) ou no sector empresarial (empresas), quer na sua presença nos media (imprensa, rádio e televisão), reforçando o seu posicionamento no espaço público. Para além disso o Instituto desenvolve os seus instrumentos próprios de disseminação do conhecimento: o website, as publicações, e a revista trimestral R:I.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco