Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Carlos Branco


28rvp foto
user outlineredDoutorando
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Contacto
textfile5redCV
web58greSite Pessoal


Doutorando em Relações Internacionais, especialidade em Estudos de Segurança e Estratégia. Tema da tese: NATO Partnerships in the Post-Soviet Region. Are they creating Democracies and Promoting Conflict Prevention? The Explanatory Reach of International Relations Theory. Tem uma longa experiência profissional adquirida em vários teatros de operações e cargos internacionais. Entre outros foi: Porta-voz do Comandante das Forças da OTAN no Afeganistão e responsável pela Comunicação Estratégica da OTAN, no Teatro de Operações afegão; Observador militar da ONU na guerra da antiga Jugoslávia; Desk officer das missões da ONU no Médio Oriente (Líbano, Síria, Israel e Iraque/fronteira do Kuwait), na Divisão Militar do DPKO, no Secretariado da ONU, em Nova Iorque; Subdiretor do Instituto de Defesa Nacional, Diretor da Divisão de Cooperação e Segurança Regional, no Estado-Maior Militar Internacional, no quartel-general da OTAN, em Bruxelas, e Subdiretor do Instituto de Estudos Superiores Militares.

É Mestre em Ciências Militares pela Academia Militar e frequentou o MBA com especialização em Gestão Internacional, da Católica Business School. Tem o curso de Alto Nível da Política Comum de Segurança e Defesa, do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (Bruxelas), o curso de Estado-Maior e formação avançada em Intelligence nos Estados Unidos (Fort Huachuca, Arizona).

Para além disso assina uma coluna de opinião no Jornal Económico, é autor de dois livros e cocoordenador de quatro, e publicou mais de 70 artigos científicos sobre assuntos técnico-militares, de gestão, resolução de conflitos, segurança e defesa. É frequentemente convidado como palestrante em eventos de carácter público e académico.

Áreas de Investigação:

Operações de Paz da ONU.
Cooperação de Segurança e Defesa Europeia.
OTAN.
Resolução de Conflitos.
Espaço pós Soviético.
Comunicação Estratégica.

Publicações Recentes:

1. «Navigating Through Unchartered Waters: Impact of ‘Brexit’ on the European Union’s Foreign and Security Policy – Who Loses and Who Wins?» 2016. in Nação & Defesa, N.º 144, pp. 177-197.
2. «A Defesa Europeia», in Viana, V., e Nunes, I., 2017. A Segurança Europeia, Instituto de Defesa Nacional. Coleção Atena, 2017, pp. 131-176.
3. «The Dismemberment of Yugoslavia», in Branco, C., Santos, H., e Saraiva, L., 2018. The Yugoslav Wars in the First Person. Testimonies of Portuguese Soldiers serving with the United Nations. Lisbon. Colibri. pp. 76.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco