Jorge Botelho Moniz

22 jbm
user outlineredDoutorando

Bolseiro de doutoramento em Ciência Política, especialidade de Teoria e Análise Política, pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia na FCSH/NOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela FCSH/NOVA e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UNL. Conferencista convidado em Sciences Po Paris – Université de Poitiers. Entre 2014-2016 foi bolseiro de doutoramento do Erasmus Mundus Action 2 Programme da União Europeia na UFSC.

Secularização.
Relações Estado-Igreja.
Sociologia da religião.
Teologia prática.
Direitos humanos.

1. BOTELHO MONIZ, Jorge, “The crisis and the new humanistic synthesis of the Catholic Church”, Church in World (Crkva u svijetu) 51, 2, 2016, pp. 322 – 343.
2. BOTELHO MONIZ, Jorge, “O financiamento público da religião na Europa católica pós-crise”, Ius Ecclesiae, Rivista internazionale di Diritto Canonico, Facoltà di Diritto Canonico della Pontificia Università della Santa Croce 28, 1, 2016, pp. 79 – 112.
3. BOTELHO MONIZ, Jorge, “Sobre o Secularismo Contemporâneo: Um Estudo de Caso Português No Período Democrático (Pós-1974)”, Mediações 21, 2, 2016, pp. 169 – 196.
4. BOTELHO MONIZ, Jorge, “Ciência política e religião, um caso de subestimação? Análise comparativa dos conteúdos das revistas de ciência política europeias entre 2010-2015?, Século XXI – Revista de Ciências Sociais 6, 1, 2016, pp. 74 – 107.
5. BOTELHO MONIZ, Jorge, “Entendendo o secularismo moderno: Análise dos mecanismos de financiamento das igrejas e confissões religiosas em seis países europeus”, Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Lisbon Law Review 57, 2, 2016, pp. 93 – 121.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco