Susana Ferreira

17sf foto
user outlineredInvestigadora Associada

Doutora em Relações Internacionais e Segurança Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa e pelo Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado (UNED). É investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM. Foi investigadora convidada no Instituto Universitário General Gutiérrez Mellado (UNED) e do Institute for the Study of International Migrations (Universidade de Georgetown). As suas áreas de interesse e investigação centrais são as migrações internacionais, gestão fronteiriça, segurança, políticas europeias e o Mediterrâneo. Na atualidade é gestora de um projeto de investigação, sobre envelhecimento, na Universidade Complutense de Madrid e coordenadora do Mestrado em “Humanitarian Operations in Emergencies” da Social Change School (Madrid).

Migrações Internacionais.
Gestão fronteiriça.
Segurança internacional.
Políticas europeias.
Mediterrâneo.

1. Ferreira, S. (2018). Human Security and Migration in Europe's Southern Borders. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

2. Alda, S. & Ferreira, S. (Eds.) (2017, em prensa). Escenarios de inseguridad en América Latina y los retos actuales en Colombia. Madrid: Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado.

3. Ferreira, S. (Ed.) (2017). Globalización y cambios en la actual agenda de seguridad. Madrid: Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado. ISBN: 978-84-697-2260-2.

4. Gil Gil, A.; Maculan, E. & Ferreira, S. (Eds.) (2017). Colombia como nuevo modelo para la justicia de transición. Madrid: Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado. ISBN: 978-84-617-9122-4.

5. Ferreira, S. (2017). Migraciones internacionales en América Latina y en el Caribe: tendencias transnacionales y retos a la seguridad. In Alda Mejías, S. & Ferreira, S. (Eds.), Escenarios de inseguridad en América Latina y los retos actuales en Colombia. Madrid: Instituto Universitario General Gutiérrez Mellado, pp. 75-102. ISBN: 978-84-697-4544-1.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco