Edalina Sanches

38ers foto
user outlineredInvestigadora Associada

Investigadora de pós-doutoramento em Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA). Recebeu o prémio de melhor tese de doutoramento da Associação Portuguesa de Ciência Política (2014-2016) pela investigação "Explaining Party System Institutionalization in Africa: From a Broad Comparison to a Focus on Mozambique and Zambia”. Foi Visiting Researcher na Universidade Eduardo Mondlane, na University of Zambia, e na University of Leiden. Os seus interesses de pesquisa incluem democratização, instituições e atitudes políticas em novas democracias, com foco em África. Os seus artigos têm sido publicados em revistas como Acta Politica, South European Society and Politics, Journal of Asian and African Studies, Análise Social e os seus capítulos de livro em editoras como a Imprensa de Ciências Sociais, a Almedina e a Routledge. Em 2018 publicará o livro Party Systems in Young Democracies: Varieties of institutionalization in Sub-Saharan Africa pela Routledge.

Democratização.
África.
Partidos e sistemas de partidos.
Instituições políticas.
Protesto popular.

1. Sanches, E. R. (2017). Zambia. In S. Elischer, R. Hofmeier, A. Mehler & H. Melber (Eds.), Africa yearbook. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2016, Vol. 13. Leiden and Boston: Brill.

2. Sanches, E.R., & Razzuoli, I. (2017). A democracia intrapartidária em Portugal: uma análise comparada das perceções dos militantes do BE, CDSPP, LIVRE, PS e PSD. In M. Lisi & P. do Espírito Santo Militantes e Activismo nos Partidos Políticos. Portugal em Perspectiva Comparada. Lisboa: ICS (pp. 187-212).

3. Sanches, E.R. (2017). Os Sistemas Partidários em Perspetiva. In T. Fernandes (Ed.), Variedades de Democracia na Europa do Sul, 1968-2016: Uma Comparação entre Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal. Lisboa: ICS (127-163).

4. Sanches, E.R., Lisi, M., Razzuoli, I & Santo, P. (2017). Intra-party democracy from members' viewpoint: the case of left-wing parties in Portugal, Acta Política. [online]

5. Sanches, E.R. & Gorbunova, E. (2016). Portuguese Citizens’ Support for Democracy: 40 Years after the Carnation Revolution. South European Society and Politics, 21 (2): 211-216 [online]

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco