Tiago Fernandes

31tf foto
user outlineredInvestigador Integrado

Professor auxiliar do departamento de estudos políticos da Universidade Nova de Lisboa. Tem um doutoramento em ciências sociais e políticas do Instituto Universitário Europeu, em Florença (2009) e é o autor de Nem Ditadura, nem Revolução, A Ala Liberal e o Marcelismo, 1968-1974 (2006) e Sociedade Civil (2014). Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2015), um volume colectivo co-editado com Michael Bernhard e Rui Branco, está em vias de publicação na revista Comparative Politics. É também co-autor de mais dois livros em vias de publicação sobre os padrões, impacto e antecedentes históricos do protesto anti-austeridade nos países da Europa do Sul. De momento está a escrever um livro, provisoriamente intitulado Civil Society, Democracy and Authoritarianism: France, Italy and Spain (1870s-1930s) e a editar outro, Varieties of Democracy in Southern Europe, 1968-2015.

Sociedade Civil.
Movimentos Sociais.
Revoluções.
Democratização.

1. D. della Porta, M. Andretta, T. Fernandes, E. Romanos, M. Vogiatzoglou, Memories and Movements. The Legacy of Democratic Transitions in Contemporary Anti-Austerity Protest, Oxford University Press, 2016 (Submetido).
2. D. della Porta, M. Andretta, T. Fernandes, F. O’Connor, E. Romanos, M. Vogiatzoglou, Late neoliberalism and its discontent: Comparing crises and movements in the European periphery, Palgrave-Macmillan, 2016 (Submetido).
3. Michael Bernhard, Tiago Fernandes, Rui Branco, eds., Civil, Society, Inequality and Democracy: Cross-Regional Comparisons, Comparative Politics (no prelo).
4.“Rethinking Pathways to Democracy: Civil Society in Spain and Portugal, 1960s – 2014”, Democratization, March 2014.
5. Pedro Tavares de Almeida, Tiago Fernandes, Rui Branco, Democratie et Societé Civile en Europe du Sud, Special Issue, Pole Sud, December 2012.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco