Rui Branco

29rb foto
user outlineredInvestigador Integrado

Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos, Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação centra-se sobre a formação estatal, sociedade civil e politica social, em perspectiva comparada. O seu trabalho tem focado a sociedade civil e a democratização em novas democracias, a política social e a sociedade civil de welfare na Europa do Sul, a despesa fiscal como instrumento de política social no Portugal democrático e as transformações estruturais do mercado de trabalho durante a crise de 2011-2014. As suas publicações mais recentes incluem a co-edição com Michael Bernhard e Tiago Fernandes de um special issue sobre «Civil Society, Democracy, and Inequality: Cross-Regional Comparisons (1970s-2015)» na revista Comparative Politics (2017); capítulo sobre «Padrões de democracia igualitária» (in Tiago Fernandes, org. A Qualidade da Democracia na Europa do Sul, 1968-2016, de 2017), o artigo (com Edna Costa) «The Golden Age of Fiscal Welfare: Tax Expenditures and Inequality in Portugal (1989-2011)», na revista New Political Economy (2018) e o artigo «The Politics of Change. Coalitional politics and labour market reforms during the sovereign debt crisis in Portugal», Journal of European Social Policy, (forthcoming 2019) [com Daniel Cardoso].

Estado (perspectiva histórica e comparada).
Estado-Providência, política social e fiscal.
Estado e Sociedade Civil.
Desigualdade e Qualidade da Democracia.

1. Rui Branco, Daniel Cardoso, Ana M. Guillén, Stefano Sacchi & David Luque, «Here to stay? Here to stay? Reversals of Structural Reforms in Southern Europe in the way out of the crisis », South European Society and Politics, special issue [forthcoming, 2019].
2. «The Politics of Change. Coalitional politics and labour market reforms during the sovereign debt crisis in Portugal», Journal of European Social Policy, (accepted, revise and re-submit, forthcoming 2019) [com Daniel Cardoso].
3. «Patterns of Egalitarian Democracy» in Tiago Fernandes, org. The Quality of Democracy in Southern Europe, 1968-2016: a Comparison between Spain, France, Greece, Italy and Portugal. University of Notre Dame Press, 2019 [forthcoming].
4. «Padrões de democracia igualitária» in Tiago Fernandes, org. A Qualidade da Democracia na Europa do Sul, 1968-2016:Uma Comparação entre Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2017, pp. 303-336.
5. «The Golden Age of Fiscal Welfare: Tax Expenditures and Inequality in Portugal (1989-2011)», New Political Economy [com Edna Costa] [published online 28/9/2018].
6. «Sociedade Civil e Estado Providência. Portugal em perspectiva histórica e comparada» in Conceição Pequito Teixeira, coord., Politica Comparada. O Sistema Político Português numa Perspectiva Comparada, Cascais, Principia, 2017, pp. 403-430.

fct      fcsh      edp      edp      edp      ribei