Rui Branco

29rb foto
user outlineredInvestigador Integrado

Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA e Investigador integrado do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA). Investigador nos projectos «Democracia em Tempos de Crise: poder e discurso num jogo a a três níveis» (PTDC/IVC-CPO/2247/2014) e «V-Dem: Varieties of Democracy». É licenciado em Sociologia (1995) e Mestre em Economia e Sociologia Históricas (1999) pela Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, 2005), com a tese ‘The Cornerstones of Modern Government. Maps, Weights and Measures and Census in Liberal Portugal’. Publicou O Mapa de Portugal’ (2003) e co-editou o volume ‘Burocracia, Estado e Território. Portugal e Espanha’ (2007). Recentemente, co-editou com Tiago Fernandes e Michael Bernhard um número especial do Journal of Comparative Politics sobre sociedade civil, democracia e desigualdade.

Estado (perspectiva histórica e comparada).
Estado-Providência, política social e fiscal.
Estado e Sociedade Civil.
Desigualdade e Qualidade da Democracia.

1. «Sociedade Civil e Estado Providência. Portugal em perspectiva comparada e longitudinal» in Conceição Pequito Teixeira, coord., Politica Comparada. O Sistema Político Português numa Perspectiva Comparada, Cascais, Principia, 2016 [no prelo].
2. [com Pedro Tavares de Almeida e Paulo Silveira e Sousa] «El Estado en el Portugal decimonónico. El liberalismo entre el sueño y la razón», Historia y Politica [accepted for publication, July 2015].
3. [com Tiago Fernandes], «Long-Term Effects: Social Revolution and Civil Society in Portugal, 1974-2010», Journal of Comparative Politics [accepted for publication, August 2015].
4. «O aparelho administrativo de um super-Ministério (1852-2011)» in Pedro Tavares de Almeida e Paulo Silveira e Sousa, coords., Do Reino à Administração Interna: História de um Ministério (1736-2011), Lisboa, INCM, 2015, pp. 64-120.
5. «A Vida Política (1834-1890)» in António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro, coord. geral, História Contemporânea de Portugal. Vol 2 - 1834-1890 A Construção Nacional, dir. volume Pedro Tavares de Almeida, Lisboa, Fundacion Mapfre/Editora Objectiva, 2013, pp. 31-76.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco