José Pedro Teixeira Fernandes

19jptf foto
user outlineredInvestigador Integrado

Professor Coordenador do ISCET-Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. Docente convidado do ISCAP-Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É investigador integrado no IPRI-Instituto Português de Relações Internacionais da UNL-Universidade Nova de Lisboa. Tem participado com investigador em projetos de pesquisa nacionais relacionados com algumas destas temáticas. É autor de vários livros, capítulos de livros e artigos (em revistas académicas). Nomeadamente, tem publicações nas seguintes revistas R:I Relações Internacionais, Análise Social, Nação & Defesa, Brazilian Journal of International Law, European Foreign Affairs Review, etc. Integra o painel de comentadores de política internacional do Jornal 2 da RTP.

Estudos Europeus / Integração Europeia.
Economia Política Internacional.
Geopolítica e Estratégia.
Segurança.

1. “O Futuro da Construção Europeia na Era da Globalização” in André Freire (org.) Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega, 2015.

2. “Federalismo: solução para a crise na União Europeia? Uma perspetiva portuguesa”, in Relações Internacionais nº 44, Dezembro (2014): 75-91.

3. “Da Utopia da Sociedade em Rede à Realidade da Sociedade de Risco” in Análise Social, vol XLVIII (2º), nº 207 (2013): 260-286.

4. Elementos de Economia Política Internacional (Almedina, ISBN 978-972.40-4955-7, 2ª ed. 2013).

5. A Europa em Crise (QuidNovi, ISBN 978-989-628-228-8, 2012).

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco