Bernardo Pires de Lima

3bpl foto
user outlineredInvestigador Associado

Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins em Washington DC. É colunista de política internacional do Diário de Notícias e comentador namesma área da RTP e da Antena 1. Autor de A Síria em Pedaços (2015), A Cimeira das Lajes (2013) e Blair, a Moral e o Poder (2008). Foi investigadorassociado do Instituto da Defesa Nacional e comentador de políticainternacional da TVI e da Rádio Renascença. Conferencista em diversas universidades e academias diplomáticas, as suas opiniões têm sido publicadas na imprensa internacional, casos do Huffington Post, The National Interest, Hurriyet Daily News, The Diplomat ou do Berlin Policy Journal.

Segurança Transatlântica.
União Europeia.
Geopolítica do Médio Oriente.
Política Externa dos EUA.
Reino Unido e Portugal.

1. A Síria em Pedaços, Lisboa: Tinta-da- China, 2015.

2. “Germany’s Unipolar Moment” (with Erik Brattberg), Berlin Policy Journal, 2015.

3.Washington e Moscovo: Em Busca de um Modus Vivendi”, in Patrícia Daehnhardt e Maria Raquel Freire (eds.), A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

4. “Obama Must Use Europe Trip to Reinforce U.S Leadership” (with Erik Brattberg), The National Interest, 2014.

5. A Cimeira das Lajes: Portugal, Espanha e a Guerra do Iraque, Lisboa: Tinta- da-China, 2013.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco