Bernardo Pires de Lima

3bpl foto
user outlineredInvestigador Associado

Bernardo Pires de Lima (Lisboa, 1979) é Investigador Associado do Instituto Português de Relações Internacionais da NOVA FCSH, colunista e analista de política internacional no Diário de Notícias (desde 2010), na RTP e na Antena 1 (desde 2015), tendo antes passado pela TVI, Rádio Renascença e Jornal i. Foi Nonresident Fellow do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins, em Washington DC (2012-2018) e é, desde 2017, sócio da FIRMA, uma empresa especializada em negociação estratégica e risco geopolítico. Foi investigador no Instituto da Defesa Nacional (2005-2009) e é autor de sete livros nos últimos dez anos, entre eles O Lado B da Europa: Viagem às 28 Capitais (2018), Administração Hillary (com Raquel Vaz-Pinto, 2016), Putinlândia (Prémio José Medeiros Ferreira 2016), Portugal e o Atlântico (2016), A Síria em Pedaços (2015), A Cimeira das Lajes (2013) e Blair, a Moral e o Poder (2008). Tem sido conferencista em várias universidades e academias diplomáticas e as suas opiniões publicadas na imprensa internacional, casos do Huffington Post, The National Interest, Hurriyet Daily News, Berlin Policy Journal, The Diplomat, Deutsche Welle, BBC, RFI e Reuters.

Segurança Transatlântica.
União Europeia.
Política Externa dos EUA.
Política Externa do Reino Unido.
Política Externa de Portugal.
Geopolítica do Médio Oriente.

1. O Lado B da Europa: Viagem às 28 capitais, Lisboa: Tinta-da-China, 2018.
2. Putinlândia, Lisboa: Tinta-da-China, 2016.
3. Portugal e o Atlântico, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016.
4. "Germany's Unipolar Moment" (with Erik Brattberg), Berlin Policy Journal, 2015.
5. "Obama Must Use Europe Trip to Reinforce U.S Leadership" (with Erik Brattberg), The National Interest, 2014.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco