Teresa Ferreira Rodrigues

27tfr foto
user outlineredInvestigadora Integrada

Professora no Departamento de Estudos Políticos da FCSH e Professora Convidada da NOVA Information Management School ambos da Universidade NOVA. Professora Associada com Agregação em Relações Internacionais. Coordenadora de três Pós-graduações: Estudos Estratégicos e de Segurança (parceria NOVA e IDN-MDN); Globalização, Diplomacia e Segurança (parceria NOVA, IDi-MNE e IUM-Estado Maior General das Forças Armadas-MDN); Gestão de Informações e Segurança (parceria NOVA, IDN-MDN e SIRP-PCM). É membro da Direção do IPRI-Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena a área dos Foresight and Strategic Planning e membro de várias associações nacionais e internacionais no âmbito dos estudos demográficos e das relações internacionais. Responsável e membro de projetos de âmbito nacional e internacional, nomeadamente do Ministério da Defesa Nacional, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e outros fundos Comunitários. Autora de centena e meia de artigos e doze livros publicados.

Migrações.
Envelhecimento.
Saúde.
Análise Prospetiva e Planeamento.
Segurança.

1. (Re)birth: desafios demográficos colocados à sociedade portuguesa (com Filipa Castro Henriques), PCS-Plataforma para o Crescimento Sustentável, Fundação Wilfried Martens Center for European Studies, Lisboa, 2017. [online]

2. Ameaças e Riscos Transnacionais no novo Mundo Global (coord. com J. Vieira Borges). Lisboa, Esfera dos Livros. [online]

3. La inmigración en la Península Ibérica y los dilemas de la seguridad (1990-2030) (com Susana Ferreira, Rafael García). Madrid: IUGM, Colección Investigación.

4. Globalization and international security. An overview (coord. com Susana Ferreira, Rafael García). Nova Iorque: NOVA Publishers, Col. Defense, Security and Strategies. [online]

5. Elementos para uma Estratégia de Segurança Energética para o Século XXI (com Catarina Mendes Leal e J.M. Félix Ribeiro). Lisboa: IDN – Instituto da Defesa Nacional, Col. Atena, nº27. [online]

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco