Madalena Meyer Resende

21mmr foto
user outlineredInvestigadora Integrada

Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos na Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais-NOVA. É doutorada em Ciência Política pela London School of Economics (2005). Tem numerosas publicações nacionais e internacionais, incluíndo o livro “Nationalism and Catholicism: Changing Party Politics in Europe”, publicada pela Routledge em 2015. O foco geográfico da sua investigação são a Europa Central e Oriental e a Europa do Sul, e foca os temas do nacionalismo e das relações Igreja-Estado. É, de momento, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP).

Nacionalismo.
Religião e Política.
Europa Central e Oriental.
Partidos Políticos.
Integração Europeia.

1. 2015 (forthcoming) (with Anja Hennig) ‘Shunning direct intervention: Explaining the exceptional behavior of the Portuguese Church hierarchy in morality politics’, New Diversities, vol.17, no.2.
2. 2015 (forthcoming) (with Anja Hennig) “Bedingungen der Aktivierung von moralpolitischen Konflikten. Konservativ- religiöse Identitäten und die religiöse Konfliktlinie in der spanischen Debatte um die Verschärfung des Abtreibungsgesetzes nach 2010” in Werkner, I.J und Hidalgo, O.(eds), Religiöse Identitäten in politischen Konflikten (2015), AK-Band, Berlin.
3. (2015) Catholicism and Nationalism: Changing Nature of Party Politics, Basingstoke: Routledge.
4. 2014 ‘As Relações entre a Polónia e a Rússia: 1980-2011’ in Daehnhardt, P. e Freire, M.R. (eds.) A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, Almedina, Coimbra.
5. 2011 "Transformando a nação: Os nacionalismos dos partidos de centro-direita em Espanha e na Polónia", Análise Social, 201, pp. 741-764.

fct      fcsh      edp      edp      edp      ribei