Nuno Severiano Teixeira

25nst foto
user outlineredInvestigador Integrado

textfile5greyCV

Director do Instituto Português de Relações Internacionais, Professor Catedrático e Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa. Doutorado em História das Relações Internacionais pelo Instituto Universitário Europeu, Florença e Agregado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Professor na Universidade Georgetown (2000) e Visiting Scholar na Universidade de Califórnia, Berkeley (2004) e Senior Visiting Scholar no Instituto Universitário Europeu, Florença (2010). Foi Director do Instituto de Defesa Nacional (1996/2000), Ministro da Administração Interna (2000/2002) e Ministro da Defesa (2006/2009) do governo português. Tem obra publicada sobre história militar, história das relações internacionais, história da construção europeia e questões de política externa, segurança e defesa.

História das Relações Internacionais.
História Militar.
Integração Europeia.
Segurança e Defesa.

1. 2015, Heróis do mar: história dos símbolos nacionais. Lisboa, A Esfera dos Livros.
2. 2014, A Crise do Liberalismo 1890-1930. Fundación Mapfre (Coordenação).
3. 2012, The Europeanization of Portuguese Democracy. Social Science Monographs -Columbia University Press (com António Costa Pinto).
4. 2011, The International Politics of Democratization: Comparative perspectives. Routledge (Editor).

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco