Carlos Gaspar

user outlineredInvestigador Integrado

textfile5greyCV
web58greySite Pessoal

Investigador e membro da Direcção do IPRI-UNL. É Professor Auxiliar do Mestrado de CPRI do Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA. Doutorado em Relações Internacionais pela FCSH/NOVA e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris. Foi membro da Casa Civil dos Presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente e Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Conferencista do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho de Redacção das revistas Relações Internacionais e Nação e Defesa. Referee das revistas Cold War Studies, Iberian Studies e Análise Social. Membro do European Council on Foreign Relations (ECFR) e da Associação Portuguesa de Ciência Politica (APSA).

História internacional.
Teoria das relações internacionais.
Política externa portuguesa contemporânea.
Modelos de estrutura e ordenamento internacional

1. «Aron and the Cold War. “Brother Enemies”», In José Colen e Élisabeth Dutartre-Michaut (eds), The Companion to Raymond Aron. Nova York: Palgrave, 2015.
2. «Fin de siécle - Aron and the End of the Bipolar System», In José Colen e Élisabeth Dutartre-Michaut (eds), The Companion to Raymond Aron. Nova York: Palgrave, 2015.
3. «Notas imperfeitas sobre a Grande Guerra e as Relações Internacionais», In Relações Internacionais n.º 42, 2014.com Luís Salgado de Matos e Fátima Patriarca (coordenadores), Estado, regimes e revoluções. Estudos em Homenagem a Manuel de Lucena. Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais, 2012.
4. O futuro da comunidade de segurança transatlântica. Lisboa: Cadernos do IDN, 2011.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobrancoRIBEI logobranco