Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Carmen Fonseca

5cf foto
user outlineredInvestigadora Integrada

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Contacto
textfile5greyCV
web58redSite Pessoal


Investigadora e membro do Conselho Executivo do IPRI-NOVA. É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA. Desde 2008 desempenha o cargo de chefe de redacção da revista Relações Internacionais. Em 2012 foi Visiting Fellow no Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). Doutorada (2014) em Relações Internacionais pela FCSH/NOVA com uma tese sobre «As estratégias de política externa na construção do Brasil emergente: uma análise do período de Lula da Silva».

Áreas de Investigação:

Brasil.
Política Externa.
Potências Emergentes.

Publicações Recentes:

1. coord. com Pedro Seabra, O Brasil e os desafios do sistema internacional, Lisboa: Instituto da Defesa Nacional, 2018.
2. com Elena Lazarou, «O Brasil e a União Europeia: a Parceria Estratégica em busca de significado», In Antônio Carlos Lessa e Henrique Altemani de Oliveira (eds) - As Parcerias Estratégicas do Brasil: os significados e as experiências tradicionais, Belo Horizonte: Fino Traço, pp. 91-118, 2013.
3. «Brasil-União Europeia: balanço de um ano», In Desafios para a construção de uma agenda comum entre Brasil e Europa, Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, pp. 145-161, 2011.
4. «O multilateralismo na política externa do Brasil: um meio com diferentes fins», In Fernandes, Sandra Dias e Simão, Licínia (eds) – Estudos sobre o Multilateralismo, Coimbra: Coimbra University Press, pp. 187-210.
5. «Intenções vs desempenho: o Brasil na política externa portuguesa, 1976-2007», In Revista Brasileira de Política Internacional, Vol. 53, n.º 2, Brasília, pp. 49-69, 2010.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei