Carmen Fonseca

5cf foto
user outlineredInvestigadora Integrada

textfile5greyCV

Investigadora e membro do Conselho Executivo do IPRI-NOVA. É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA. Desde 2008 desempenha o cargo de chefe de redacção da revista Relações Internacionais. Doutorada (2014) em Relações Internacionais pela FCSH/NOVA com uma tese sobre «As estratégias de política externa na construção do Brasil emergente: uma análise do período de Lula da Silva».

Brasil.
Política Externa.
Potências Emergentes.

1. coord. com Pedro Seabra, O Brasil e os desafios do sistema internacional, Lisboa: Instituto da Defesa Nacional, 2018.
2. com Elena Lazarou, «O Brasil e a União Europeia: a Parceria Estratégica em busca de significado», In Antônio Carlos Lessa e Henrique Altemani de Oliveira (eds) - As Parcerias Estratégicas do Brasil: os significados e as experiências tradicionais, Belo Horizonte: Fino Traço, pp. 91-118, 2013.
3. «Brasil-União Europeia: balanço de um ano», In Desafios para a construção de uma agenda comum entre Brasil e Europa, Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, pp. 145-161, 2011.
4. «Brasil», In Maria Raquel Freire (ed.) – Política Externa: as Relações Internacionais, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 97-124, 2011.
5. «Intenções vs desempenho: o Brasil na política externa portuguesa, 1976-2007», In Revista Brasileira de Política Internacional, Vol. 53, n.º 2, Brasília, pp. 49-69, 2010.

FCT logobrancoFCSH logobrancoTEPSA logobranco
RIBEI logobrancofundacaomillenium logobrancoEDP logobranco