Luísa Godinho

20lg foto
user outlineredInvestigadora Integrada

web58greySite Pessoal

Doutora em Ciências Económicas e Sociais pela Université de Genève, Suíça, Mestre em Ciência Política pela mesma universidade (ambos os graus como bolseira FCT) e licenciada em Comunicação Social pela Universidade de Lisboa. Dedica-se à área da Comunicação Política, tendo-se interessado, em particular, pela relação entre discurso e ideologia e, mais recentemente, pelo impacto que a massificação da world wide web produziu sobre os poderes tradicionais do Estado. Atualmente, dirige o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa e preside à respetiva Comissão Científica. É docente dos primeiro e segundo ciclos.

Análise da ideologia.
Estado e Comunicação Digital.
Discurso Político.
Métodos Computacionais para as Ciências Sociais

1. “Godinho, L. (2016). Posicionamento político e articulação discursiva: uma análise do discurso europeu do Partido Comunista Português. Sociologia: Problemas e Práticas. (in press)
2. Godinho, L. e Teixeira, N. (2016). National Image in the Age of Mass Self-Communication: An Analysis of Internet Users' Perception of Portugal". International Science Index, vol: 9 no: 6.
3. Teixeira, N. e Godinho, L. (2014). Uma abordagem cognitiva da imagem externa portuguesa in Artes e Discursos - dos factos aos relatos construídos por estrangeiros acerca de Portugal. Atas do Congresso Internacional «Artes e Discursos - dos factos aos relatos construídos por estrangeiros acerca de Portugal». FCSH - UNL.
4.Godinho, L. (2013). Principes d’acceptabilité et refus idéologique dans un système concurrentiel de partis: le cas du Parti Communiste Portugais et son discours européen. Genève: UNIGE - SES.

fct        fcsh        edp

edp        edp        ribei