Jorge Botelho Moniz

22 jbm foto 2021
user outlineredAssociado

mail59 redContacto

Doutor em Ciência Política, FCSH/NOVA; Mestre em Direito, FD/NOVA; Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, FCSH/NOVA. Visiting lecturer em Sciences Po Paris - Universidade de Poitiers. Correspondente nacional da rede EUREL, Universidade de Estrasburgo. Responsável pela política de Investigação na REPER-MNE.

Secular, secularismo e secularização.
Relações Estado-Igreja.
Sociologia da religião.
Teologia prática.
Direitos humanos.

1. MONIZ, Jorge Botelho, “Religious populism in the verge of secularization: Origins and modern phenomena”. In: José Brissos-Lino (ed.), Religious Populism, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2021 (no prelo).
2. MONIZ, Jorge Botelho, “Religion and politics in Portugal: Secularism and secularity in the 21st century”. In: Donizete Rodrigues & Nelson Lellis (orgs.), Politics and religion: the lusophone context, São Paulo: Recriar, 2020, p. 37-54.
3. MONIZ, Jorge Botelho, PINTO, Paulo Mendes, LINO, José Brissos, “Building religious freedom in Portugal: From the legal trail to the perception of religious freedom among evangelical leaders”. REVER - Revista de Estudos da Religião, vol. 20, nº 3, 2020, p. 217-234.
4. BMONIZ, Jorge Botelho, “Societalization as secularization? Correlation between societalization and religiosity indices in Europe”, Revista Colombiana de Sociología, vol. 43, n.º 1, pp. 235-260, 2020.
5. MONIZ, Jorge Botelho, TEIXEIRA, Alfredo, VILAÇA, Helena, et al., Religious identities and social dynamics in the Lisbon metropolitan area. Coord. Alfredo Teixeira, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019.

fct        fcsh        edp

edp        edp        ribei