Este site usa cookies para melhorar a sua utilização.

Dalila Araújo


76da foto
user outlineredDoutoranda

mail59 redContacto
textfile5redCV
web58redSite Pessoal


Doutorada em Ciência Política, especialidade de Políticas Públicas, NOVA FCSH com o tema «Portugal, novos paradigmas de segurança: os modelos de segurança de proximidade e o Contrato Local de Segurança de Loures», mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, FCSH/UNL com o tema «Áreas Metropolitanas e Comunidades Urbanas– que descentralização?», licenciada em Línguas e Literaturas Modernas/Estudos Portugueses, NOVA FCSH. Docente convidada na unidade curricular Políticas de Regionalização, no Mestrado de Ciência Politica e Relações Internacionais - Globalização e Ambiente, NOVA FCSH (anos letivos de 2009 a 2014), conferencista na NOVA /IMS - Information Management School , pós graduação «Gestão da Informação e Segurança» (desde 2018) e Mestrado Globalização e Segurança, IDN, NOVA FCSH. Investigadora IPRI-NOVA e CIDPCC- UL. Membro da equipa do projeto «SIM4SECURITY – Modelo Prospetivo e de Análise Espacial aplicado à Segurança Pública» (FCT/IPRI) e Projeto de Avaliação do Modelo de Policiamento Comunitário em Lisboa, (IPRI e CICS- NOVA) Membro da Direção do OSCOT- Observatório Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (desde 2016) e do Conselho Editorial da Revista Segurança e Defesa (desde 2009). Secretária de Estado da Administração Interna no XVIII Governo Constitucional, (2009-2011), Governadora Civil de Lisboa (2008-2009), Secretária Geral da Área Metropolitana de Lisboa (2001-2008). Foi Administradora de Empresa do Grupo ALTICE Portugal e Membro do Board do Conselho de Diretores do INESC-Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores. Atualmente, Administradora da Lusitânia Seguros ,SA Grupo Montepio.

Áreas de Investigação:

Segurança.
Contratos locais de segurança.
Segurança de proximidade.
Políticas de segurança.
Smart cities.
Cibersegurança.

Publicações Recentes:

1. ARAUJO, Dalila, autora do capítulo «Segurança. Conceitos e Perceções» e coautora do capítulo «Enquadramento legislativo da segurança interna em Portugal», in RODRIGUES, Teresa e PAINHO, Marco, Modelos Preditivos & Segurança Pública, Fronteira do Caos, Porto, 2018.

2. ARAÚJO, Dalila, RODRIGUES, Teresa, capitulo «As freguesias no Estado», in As Freguesias na Organização do Estado – Um Património Nacional, edição ANAFRE, Braga, 2016.

3. «Contratos Locais de Segurança – uma a oportunidade perdida» artigo de opinião, Diário de Notícias, fevereiro 2015.

4. «Para um novo modelo de governance da segurança: o papel do Estado, das Autarquias e da sociedade civil», Revista Segurança e Defesa, nº 26, nov. 2013.

fct        fcsh        edp       

edp        edp        ribei